ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 198-1


Poster (Painel)
198-1Produção de enzimas por leveduras isoladas de jardins de fungos dos ninhos de formigas Atta robusta Borgmeier (1939).
Autores:Santos, T.T. (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) ; Alves, P.L. (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) ; Cazetta, M.L. (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Resumo

As formigas da tribo Attini desenvolveram uma complexa relação com fungos mutualistas, os quais desempenham papéis importantes na degradação de moléculas e na alimentação de larvas e adultos. Além dos fungos cultivados, outros micro-organismos, como bactérias, leveduras e diversos outros fungos filamentosos são frequentemente encontrados associados aos jardins de fungo. Pouco se sabe sobre a diversidade e a função das leveduras presentes nos ninhos de muitas espécies de formigas da tribo Attini. Acredita-se que estas possam estar relacionadas à produção de enzimas, degradação de compostos tóxicos e secreção de micocinas. Assim, este trabalho teve como objetivo isolar leveduras dos jardins de fungos dos ninhos de formiga Atta robusta Borgmeier (1939), localizados em áreas de restinga do Município de Aracruz, Espírito Santo, e analisar o seu potencial biotecnológico com relação à produção de enzimas de interesse industrial. Os jardins de fungos foram assepticamente coletados em recipientes esterelizados e transportados para o laboratório, onde foi realizado o isolamento e a purificação das leveduras em meio especifico. Os isolados foram estudados quanto à produção das enzimas celulase, amilase, inulinase e protease. Para a análise das atividades amilolíticas, celulolíticas e proteolíticas as leveduras foram plaqueadas em meio YP contendo 1% de amido, carboximetilcelulose e leite em pó desnatado (caseína), respectivamente, como únicas fontes de carbono e proteína. A capacidade de produção dessas enzimas foi avaliada pela medida do halo de hidrólise sobre a superfície dos meios. A produção de inulinase foi avaliada pelo plaqueamento das leveduras em meio YNB contendo inulina como única fonte de carbono e acompanhado o crescimento das colônias. Como resultados, foram obtidos 79 isolados dos quais 58% mostraram-se capazes de produzir a enzima inulinase, 15% produziram a enzima amilase, 9% produziram enzima celulase e 4% produziram a enzima protease. Assim, pode-se considerar que as leveduras isoladas de jardins de fungos dos ninhos de formiga Atta robusta Borgmeier apresentam potencial para produção de enzimas de interesse industrial.


Palavras-chave:  Micro-organismos, inulinases, restinga